Daiany França Saldanha é responsável pelo editorial do Portal do Impacto.
Este conteúdo foi produzido por
Daiany França
Na última terça-feira de setembro de 2021, lançamos o primeiro relatório de resultados e impactos da Phomenta.
Quem acompanhou a live de lançamento, ficou sabendo que levamos cerca de 4 meses para construir o relatório e que a última versão só ficou pronta minutos antes de a live ir ao ar. Foram muitos perrengues (risos).
O assunto relatório não é exatamente novo por aqui. Em um texto, nossa parceira Carlas Prates, a quem agradeço pelo apoio na edição e revisão do relatório, falou sobre
5 pontos importantes para quem está iniciando um Relatório de Atividades (RA). Noutro, ela fez
reflexões para um relatório de atividades muito melhor em 2022 (as dicas já servem para o RA que você vai preparar em 2023!).
Mas voltando ao primeiro
relatório de resultados e impactos da Phomenta, enquanto coordenadora desse processo
colaborativo
de construção, eu gostaria de compartilhar 3 desafios dessa experiência. Vamos lá?!
1) Padronização
A Phomenta tem pelo menos 6 soluções diferentes, que para algumas ONGs se assemelham a programas, são elas:
Cada uma dessas soluções está abrigada em unidades (áreas) específicas, que funcionam com certa autonomia dentro do nosso negócio de impacto. Ao longo dos anos, os times de cada solução foram criando suas próprias compreensões e explicações sobre alguns assuntos, como indicadores e métricas, que de uma solução para outra sofriam pequenas mudanças, visto como natural, mas que acabou exigindo mais tempo de dedicação da nossa equipe para identificar, definir e padronizar, minimamente, os resultados.
2) Dados
A ideia de produzir o relatório surgiu com o nascimento da área de Dados & Impacto da Phomenta, em operação desde fevereiro de 2021. Com 13 programas tendo sido realizados, quase 300 ONGs aceleradas, outras 111 certificadas, mais de 600 empreendedores sociais capacitados e milhares de organizações atingidas por meio do Portal do Impacto, a “qualidade” do dado era fundamental para a produção do documento.
Como falei anteriormente, estávamos lidando com muitas “frentes” dentro da Phomenta e, com isso, com muitas pessoas envolvidas por meio dos programas, então nossa missão número #1 foi criar uma Base de Dados Geral, a fim de ter um “único” espaço com todos os dados e informações das ONGs phomentadas em 2021. Talvez esse tenha sido o trabalho mais demorado nesse processo, porque tivemos que tratar dados de muitas (muitas!!!) planilhas diferentes. Mas valeu a pena! Foi por meio do trabalho de construir essa Base, que conseguimos identificar os principais números e indicadores de resultados.
3) Muitas mãos
Com tantas soluções funcionando ao mesmo tempo, com tantos dados e planilhas para tratar, vocês devem imaginar a quantidade de “mãos” envolvidas nesse projeto. Porque foi assim que encaramos a construção do relatório, como um grande projeto, com início, meio e fim, recursos e objetivos previamente definidos.
As pessoas envolvidas ajudaram a compilar os dados, a definir os indicadores, a mensurar o impacto, a construir os textos e na etapa de revisão, que foram muitas! Para o próximo relatório, minha expectativa é que tenhamos ótimas melhorias nessa parte, pois com essa primeira experiência aprendemos a quem envolver, quando envolver e com que intensidade envolver em cada fase de elaboração do relatório.
Agradecimentos
Agnes Santos, Ariadne Martins, Arianne Kern, Bruno Faloppa, Caio Almeida, Carlos Barbosa, Clarissa Pires, Daíse de Felippe, Diana Rubim, Dominic Biffi, Emilly Góes, Fernando Porto, Flávia D'Angelo, Gabrieli de Souza Reis, Jair Mendes, Patrícia Fernandes, Nathalia Albuquerque, Larissa Dutra, Larissa Frigerio, Lucas Camargo, Raíssa Ogashawara, Rodrigo Mendes Cavalcante, Stephanie Walker, Vitor Freitas.
Daiany França Saldanha é responsável pelo editorial do Portal do Impacto.
Inscreva-se na nossa Newsletter
Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão
O Portal do Impacto tem o objetivo de compartilhar conteúdos gratuitos para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs ou ONGs) e seus empreendedores nos temas de gestão, captação de recursos, tecnologia, comunicação e outros temas relevantes para o Terceiro Setor.
As opiniões manifestadas nos conteúdos de terceiros apresentados neste portal são de exclusividade das pessoas que as manifestaram, não responsabilizando a Phomenta. Todo o conteúdo é orientativo e tende a ser prático, mas recomendamos a procura de especialistas locais para implementação de ações, considerando a realidade da OSC.