As Organizações da Sociedade Civil e a Pandemia.
Entenda o impacto do COVID-19 nas organizações do terceiro setor, e as boas práticas inovadoras para se autossustentar.
O Portal do Impacto apresenta nesse artigo, um compilado de boas práticas das OSCs da região de Campinas, dados coletados nos dias 06 e 11 de agosto, durante os dois encontros abertos que fazem parte do Programa de Qualificação da Gestão de OSC, uma iniciativa da Fundação FEAC em parceria com a Phomenta e uma análise do cenário do terceiro setor em Abril, feito a partir de uma pesquisa nos grupos das redes do Portal do Impacto.
Como estava o cenário das ONGs em Abril deste ano?
Em abril, o cenário era de uma queda nas receitas que equivale a 40% de acordo com a pesquisa realizada com as OSCs do grupo do Portal do Impacto. Com os eventos e bazares cancelados, as instituições que se mantinham com esse tipo de evento ou apenas com doações, parcerias com empresas e ajuda de voluntários, sentiram o impacto na receita e o cenário do caixa era muito incerto.
E como está o cenário das Organizações da Sociedade Civil de Campinas atualmente?
Em agosto, reunimos mais de 100 gestores em dois dias muito produtivos, nos quais não só apresentamos um pouco da história da Fundação FEAC e da Phomenta, mas também apresentamos o programa Qualificação de Gestão da OSC, uma jornada de aprendizado gratuito para a OSC, focado em gestão.
Nos dois dias, fizemos uma dinâmica com as OSCs para entender um pouco mais da realidade de cada uma delas, por isso dividimos elas em grupos com até cinco gestores e pedimos para compartilhar as boas práticas que ajudaram a superar o momento difícil, e quais as dores que a organização ficaram mais evidentes nesta pandemia.
As principais boas práticas compartilhadas durante esse período foram:
- Digitalização (Tecnologia e Redes Sociais);
- Atuação em redes;
- Planejamento Financeiro;
- Gestão de equipe;
- Gestão emocional.
Seja Digital.
Finalmente o Terceiro Setor percebeu que estar presente nas rede sociais é essencial e o quanto a organização pode se favorecer disso. A pandemia acelerou o processo de digitalização com as mídias sociais das OSCs, que passaram a buscar por parceiros através das redes, utilizando a internet de maneira estratégica e para divulgar as ações que a instituição tem feito, mantendo a conexão com os atendidos e com sua comunidade. Sem dúvida o aprimoramento da infraestrutura tecnológica demandou mais tempo para algumas organizações, porém o resultado foi de maior estabilidade.
Atuação em Rede é mais eficaz!
Com essa onda crescente de solidariedade, a imprensa passou a divulgar mais as ações e deu espaço para as organizações, que já estavam fazendo um trabalho de articulação e parceria. Com isso, a atuação em rede se tornou super necessária para melhorar os vínculos com parceiros e comunidade, criando uma rede de apoio e fortalecimento enorme. Alguns contatos antigos até retornaram por conta do momento, e isso foi super positivo também.
Possua um planejamento financeiro.
Ter uma reserva financeira com um planejamento a curto prazo (de no mínimo 3 meses), se tornou essencial para se manter nessa crise. Foi necessário ouvir mais e aprender rápido, gerenciar recursos para lidar com a redução deles, buscar novas alternativas para atender os gastos.
A venda de produtos online também teve uma alta muito grande, com o encerramento dos eventos, bares e brechós a venda online teve um aumento de significativo durante o período de quarentena. As Lives de doações tomaram conta das redes sociais, quebrando recordes nunca antes vistos no Brasil, em maio já tinha ultrapassado a marca de 7 milhões em arrecadação de doações.
Priorize a gestão da sua equipe.
Com o Home Office, a adaptabilidade se tornou um dom, pois a rápida mudança ao novo cenário diante do isolamento social, trouxe desafios não só de infraestrutura mas de relacionamento também. Por isso uma equipe em equilíbrio é aquela com espírito unificado e harmônico, com papéis bem definidos mantendo o engajamento e criatividade de se reinventar. A interação também se tornou essencial para uma comunicação mais forte com os membros do time, para que a fluidez do trabalho não atrapalhe na rotina do dia a dia.
Cuide da gestão emocional de todos, até da sua.
A pandemia trouxe uma onda de solidariedade que é incontestável, e o terceiro setor tem mostrado em suas práticas o quanto está conseguindo manter o seu impacto, mesmo sendo um dos setores que mais sofreu com a crise e o isolamento.
O maior cuidado que se deve ter é com a saúde mental, não só dos atendidos mas também de quem está na linha de frente. Ouvimos exemplos de campanhas maravilhosas que foram e ainda estão sendo feitas via WhatsApp, com psicólogos voluntários para dar suporte às famílias e gestores de ONGs, tanto no luto quanto sobre o isolamento do COVID -19.
Algumas dicas:
- Aplicativo ClassApp - Auxilia na comunicação entre pais e filhos nas escolas:
- Aplicativo VivaVida- Auxilia na distribuição de cestas básicas;
Confira os registros do encontro com as OSCs no encontro aberto de Campinas:
Inscreva-se na nossa Newsletter
Últimas publicações





Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão