Larissa Dutra é jornalista da Phomenta
Faltam poucos dias para o Dia de Doar: entenda o que é o Dia de Doar e como participar dele
Este conteúdo foi produzido por Larissa Dutra
Participe de um movimento que promove a generosidade
O final do ano carrega muitos significados. Esse é o momento do ano que separamos para retornar à família, relembrar tudo que se passou no ano e criar novas expectativas sobre o que vai vir.
E com tudo isso, alguns sentimentos ficam mais aflorados, como a vontade de criar laços com causas sociais e ajudar mais pessoas. Essa sensação é tão potente e importante que reconhecemos só de falar em “espírito natalino”, e foi com a ideia de unir esse espírito com a ação que o Dia de Doar nasceu.
O Dia de Doar foi criado pela organização 92Y com o nome de #GivingTuesday, em tradução literal, terça de doação, com a ideia de aumentar a doação para causas sociais depois do dia de ação de graças nos Estados Unidos.
Atualmente, o Dia de Doar acontece em mais de 190 países, o Brasil é um deles e a sua organização pode participar dele e aumentar a visibilidade e os recursos captados. Entenda mais sobre o Dia de Doar aqui mesmo.
O que é o Dia de Doar?
Por mais que o nome seja Dia de Doar, esse é um movimento que pode ser utilizado por muito mais tempo. No Brasil ele é organizado pelo Movimento Por Uma Cultura de Doação e acontece desde 2013.
Promover a generosidade demanda iniciativas de sensibilização às causas, e quando estamos unidos em rede isso tende a ter um impacto muito maior. O Dia de Doar é a oportunidade de se unir com outras organizações e mostrar a sua causa para mais pessoas, empresas e instituições.
Esse é um movimento amplo para que as organizações do terceiro setor consigam juntas aumentar o seu poder de atração, utilizando sobretudo, esse momento delicado e sensível do final de ano.
Em 2022 o Dia de Doar vai acontecer no dia 29 de novembro. Faltam poucos dias para chegar no momento mais esperado, mas a sua organização ainda pode fazer parte.
Como participar do Dia de Doar?
Todo material do Dia de Doar é disponibilizado gratuitamente. Como é um movimento centralizado, você pode incluir cores, logos e artes no material da sua organização.
O mundo anda cada vez mais digital, e se organizar nas redes sociais é fundamental para participar do Dia de Doar. Antes de tudo, se cadastre aqui e fique sabendo de tudo que vai acontecer nos próximos dias.
Faça um cronograma com tudo que você tem disponível e divulgue diariamente utilizando hashtags, marcações e as tags dos stories do Instagram.
Para participar do Dia de Doar você precisa se organizar com a identidade visual do movimento, se cadastrar para saber de tudo que está acontecendo e procurar na sua comunidade as organizações que estão engajadas no movimento.
O que o Dia de Doar pode fazer pela sua organização?
Mesmo que pareça muito em cima da hora, essa é uma oportunidade e tanto para dar visibilidade para a sua organização e também para impulsionar a comunicação dela.
É comum ouvir de organizações sociais que as redes sociais andam paradas, que não atraem novos públicos. Participar de um movimento como o Dia de Doar vai fazer com que a sua organização se una com outras e tenha um poder de atração muito maior.
Nesse caso, é fundamental se engajar com as outras ONGs participantes, entrar em contato, saber quais ações locais vão acontecer e propor atividades. Se relacionar e viver em rede é o que garante maior impacto social e longevidade para as organizações.
Não importa a causa, o Dia de Doar é feito para misturar todos que procuram mudar a realidade social. Se envolva e crie um cronograma intenso para esses últimos dias.
Em 2021 muitas organizações inovaram e colocaram em prática ideias antigas que precisavam de mais mãos para acontecer. Se inspire com essas histórias aqui.
Estratégia para participar do Dia de Doar em cima da hora
Sabe aqueles doadores que deixaram de doar há algum tempo e a sua organização não consegue fazer com que eles retornem? O Dia de Doar pode ser uma ótima estratégia para chegar até eles.
Organize e-mails falando sobre o Dia de Doar e colocando a sua organização como agente desse movimento. Mande tanto para doadores recorrentes, quanto para aqueles que não doam mais.
Monte um cronograma que inclua postagens sobre o Dia de Doar todos os dias, em todas as redes sociais da organização. Conte por WhatsApp sobre a participação.
Depois de se cadastrar no site, comece a busca por organizações que atuam na sua comunidade para poder participar conjuntamente de ações físicas. Convide outras organizações também. Crie ações dentro da sua comunidade.
Faltam poucos dias, mas ainda dá tempo de plantar uma boa comunicação e colher ótimos frutos do Dia de Doar.
Inscreva-se na nossa Newsletter
Últimas publicações





Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão