Daiany França Saldanha é responsável pelo editorial do Portal do Impacto.
Este conteúdo foi produzido por Daiany França Saldanha
Para muitas organizações, a mensuração de impacto socioambiental ainda é um tema confuso e, às vezes, caro em termos financeiros.
Por outro lado, cada vez mais parceiros, doadores, investidores sociais, voluntários e as próprias comunidades têm se interessado pelos impactos causados pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), o que, de certa forma, contribui para aumentar a relevância social e a visibilidade do terceiro setor. Mas não só isso.
Esse tipo de interesse também tem contribuído para que as OSCs se preparem melhor em relação à maneira como estão definindo, acompanhando e mensurando seu impacto.
Certo, mas o que é impacto socioambiental?
Vamos começar dizendo o que não é impacto!
IMPACTO NÃO É RESULTADO!
Parece bobo falar isso, mas tem muita gente que confunde os dois termos.
De modo geral, o resultado diz respeito aos produtos ou serviços entregues pela organização no decorrer do projeto ou assim que ele é encerrado (ou seja, a curto e médio prazo). Por exemplo:
Resultado:
Oferta de 100 horas de aulas de inglês para 50 jovens.
Já o impacto é a TRANSFORMAÇÃO causada pela organização ou iniciativa sua no longo prazo. Ou seja, o que vai acontecer com as pessoas e as comunidades beneficiadas pelos projetos da OSC tempos depois que eles acabarem. Uma boa forma de perceber o impacto é responder à seguinte pergunta:
O que
não teria acontecido com as pessoas e comunidades beneficiadas
pelo projeto se ele nunca tivesse existido?
Ainda de acordo com o exemplo anterior: lá na frente, as aulas de inglês poderão fazer uma boa diferença na vida dos jovens atendidos, que por conta disso talvez possam acessar empregos com melhores salários — o que lhes permitiria passar pelo processo da mobilidade econômica. O incremento na renda pode ser um dos impactos percebidos pela OSC a longo prazo.
Se observarmos esse exemplo, veremos que o resultado antecede o impacto. É um processo: primeiro, a OSC realiza seus projetos e atividades, que levarão a alguns resultados a curto e médio prazo. São esses resultados que, por fim, vão gerar impacto social.
Projeto e atividades → Resultados → Impacto
Vale dizer que esse processo não é linear: as etapas estão sempre interagindo com outros elementos e sofrem influências externas. Além disso, o
impacto nem sempre é positivo ou intencional.
O impacto também pode ser mais abrangente. Uma benfeitoria em uma rua pode impactar todo o bairro ou cidade, por exemplo. Já o impacto na vida dos jovens pode significar um amplo impacto nos índices de educação e empregabilidade de um estado ou município.
Tudo vai depender do que a sua organização quer monitorar e mensurar. Mas isso é papo para outro texto. 😄
Agora que você já sabe o que é impacto e aprendeu a diferenciá-lo de resultados, contamos com a sua colaboração para espalhar esse conteúdo com o maior número de OSCs possível! Obrigado!
Daiany França Saldanha é responsável pelo editorial do Portal do Impacto.
Inscreva-se na nossa Newsletter
Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão
O Portal do Impacto tem o objetivo de compartilhar conteúdos gratuitos para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs ou ONGs) e seus empreendedores nos temas de gestão, captação de recursos, tecnologia, comunicação e outros temas relevantes para o Terceiro Setor.
As opiniões manifestadas nos conteúdos de terceiros apresentados neste portal são de exclusividade das pessoas que as manifestaram, não responsabilizando a Phomenta. Todo o conteúdo é orientativo e tende a ser prático, mas recomendamos a procura de especialistas locais para implementação de ações, considerando a realidade da OSC.