Siga-Nos!


Assine a nossa

newsletter

Logo do Portal do Impacto

Como implementar estratégias de desenvolvimento interior no seu projeto ou organização?

set. 20, 2024

Saiba como iniciar uma jornada de aprendizagem pessoal a partir da auto-reflexão usando os objetivos de desenvolvimento interior.

O desenvolvimento interior como estratégia de impacto


A questão do bem estar e saúde mental, na verdade reside em uma camada mais profunda de desenvolvimento interior, os sintomas são efeitos e consequências de estilos de vida ou hábitos de trabalho. Mas estão em causas relacionadas tanto a crenças, visões de mundo, traços de personalidade e histórias de dores e traumas que podem ter sido acumuladas ao longo do tempo e que aparecem em diferentes formas como patologias físicas, mentais e emocionais, até padrões de atitudes e comportamentos individuais e coletivos. Esses desafios influenciam as lideranças, as organizações, as relações entre atores e são parte relevante dos problemas que estamos tentando resolver.


A pesquisa da
The Well Being Project também chega a essa conclusão: “o bem-estar é uma jornada pessoal contínua em direção à totalidade e à conexão. É uma jornada de trabalho interior que envolve cura, desenvolvimento pessoal e integração de si mesmo”. De acordo com os ODIs “o desenvolvimento interior pode ser descrito como o processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida  e de desenvolvimento das capacidades cognitivas, emocionais e interpessoais humanas; expressas nos relacionamentos e, em última análise, orientando-nos para o serviço ao mundo”.


Com lideranças e organizações aprofundando cada vez mais o seu desenvolvimento interior, teremos mais saúde mental e bem estar, mas principalmente um trabalho mais profundo e efetivo para o impacto. Times, organizações e sistemas que adotam o desenvolvimento interior ampliam suas capacidades para alcançar agendas como os ODS a partir de suas teorias da mudança, modelos de gestão e desenvolvimento de lideranças. 


Para desenvolver habilidades transformadoras ou cultivar capacidades interiores como os
Objetivos de Desenvolvimento Interior que são um conjunto de 23 habilidades que podem ser avaliadas a nível individual e organizacional pelo roteiro de auto-reflexão e 19 ferramentas são necessárias estratégias tanto para as pessoas que trabalham no setor, suas equipes e organizações, como também para parcerias, ecossistemas e públicos atendidos. 


Como elaborar estratégias para o desenvolvimento interior na organização


O que eu tenho sugerido sobre o desenvolvimento interior para agentes de mudança é compreender primeiro o seu próprio processo de desenvolvimento interior, depois integrar nas práticas com o seu time e organização e, por fim, integrar essas abordagens em suas teorias da mudança, conectando a dimensão interior e exterior do impacto. As lideranças e organizações podem começar a adotar as habilidades e ferramentas dos ODIs em diferentes estratégias:


1. A nível individual antes de mais nada, convido à seguinte reflexão, pense no seu propósito de impacto, ou seja, a dimensão exterior do seu trabalho, descreva como sua própria missão, em seguida, reflita e escreva sobre quais mudanças internas você precisa fazer para alcançar sua visão externa, ou seja, quais novas capacidades interiores e habilidades transformadoras vão lhe ajudar na realização do seu propósito de impacto? 


2. A partir disso, utilize a ferramenta de auto-reflexão individual e organizacional como forma de perceber quais habilidades dos ODIs são mais relevantes para você e para a sua organização no seu sentido de alcançar sua teoria da mudança. 


3. Em seguida, avalie quais ferramentas sugeridas pelos ODIs são mais adequadas para o seu contexto ou outras abordagens de desenvolvimento interior que vocês já conheçam e queiram adotar.


O relatório do
“Programa de Lideranças Globais para o Desenvolvimento Sustentável” dos ODI revela que o desenvolvimento das habilidades amplia a ação para os ODS e “influenciou como os participantes se conectam consigo mesmos, com os outros e com a natureza de maneiras que demonstraram apoiar mudanças em direção a narrativas mais sustentáveis ​​e relacionais. Como as raízes das crises de sustentabilidade estão em uma história culturalmente arraigada de separação, promover esses aspectos fundamentais de conexão consigo mesmo, com os outros e com a natureza é essencial para apoiar a tomada de ações para a sustentabilidade”. 


A publicação
“Orientando o desenvolvimento interior nas organizações” dos ODI sugere adotar o quadro de habilidades para desafios adaptativos: “um problema ou desafio, geralmente desconhecido ou difícil de identificar, em que a solução é igualmente desconhecida e requer colaboração entre atores ou partes da organização (e geralmente o ecossistema mais amplo do qual a organização faz parte) para ser abordado. Obstáculos são menos tangíveis (por exemplo, valores, comportamentos, cultura) e a solução requer aprendizado. Diferentemente de desafios técnicos”


E para isso desenvolver as qualidades, habilidades e competências interiores que são “capacidades benéficas da mente e do coração humanos que podem ser cultivadas intencionalmente por meio da prática”. De acordo com o relatório, ao planejar o envolvimento com os ODIs, as organizações podem considerar pelo menos três domínios importantes:


  • Habilidade: quantas das 23 habilidades dos ODIs podem ser aplicadas de forma útil nas áreas e em que profundidade/grau de competência (iniciante, intermediário, avançado) para cada habilidade? 


  • Organizacional: quais (e quantos) departamentos e níveis (da linha de frente ao líder ou presidente) da organização se beneficiarão da integração dos ODIs?


  • Funcional: quais funções principais/centrais na organização (por exemplo, comunicação, pessoas, projetos, etc.) devem estar alinhadas com os ODIs e até que ponto?


O trabalho do desenvolvimento interior nas organizações considera o engajamento inicial com os ODIs para as áreas da organização nas quais as condições já são apropriadas para começar a trabalhar com as habilidades e ferramentas dos ODIs até o engajamento ideal necessário para que sua organização resolva completamente os desafios complexos e adaptativos que ela enfrenta. 


Não existe uma metodologia padrão ainda para a integração dos ODIs então comece usando sua criatividade para adotar práticas consigo e sua organização, e aos poucos com seus diferentes públicos e parceiros inspirando a importância do desenvolvimento interior para o setor do impacto.


A seguir você poderá baixar os documentos da ferramenta de auto-reflexão das habilidades e uma lista com o resumo das ferramentas dos ODI (Objetivos de Desenvolvimento Interior) traduzidas. Alguns exercícios também podem ser encontrados no
app 29k

Ferramentas dos Objetivos de Desenvolvimento Interior

Faça o download da ferramenta

Ferramenta de auto-reflexão de habilidades dos Objetivos do Desenvolvimento Interior

Faça o download da ferramenta


Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas publicações

Foto da capa de um livro
Por Nossa Causa 20 set., 2024
Com foco no bem-estar e no autocuidado daqueles que cuidam das outras pessoas e do planeta, o material propõe rodas de conversa para promover diálogos sobre saúde mental.
Um grupo de pessoas sentadas escrevendo em um papel
Por Diego Baptista 20 set., 2024
Saiba como iniciar uma jornada de aprendizagem pessoal a partir da auto-reflexão usando os objetivos de desenvolvimento interior.
Duas mulheres sentadas próximas uma a outra conversando
Por Instituto Phomenta 12 set., 2024
Confira a experiência da Phomenta na criação de artefatos e processos de avaliação de competências e feedback no modelo de autogestão.
Uma mulher sentada em um escritório com computador olhando para um pedaço de papel
Por Maria Cecília Prates Rodrigues 05 set., 2024
Maria Cecilia Prates questiona a ideia de que uma avaliação de impacto para ser eficaz, precisa ser complexa e onerosa.
Um grupo de pessoas sentados em volta de uma mesa conversando um com o outro
Por Sara Dias 29 ago., 2024
Saiba como tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor para sua organização e contribuir para que sua equipe se sinta mais segura para colaborar, aprender e experimentar.
Um homem sentado em frente ao computador
Por Instituto Phomenta 22 ago., 2024
Saiba como automatizar processos da sua ONG usando a tecnologia das APIs.
mostrar mais

Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão

Entrar para o grupo
Share by: